quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Pela porta da frente também entram problemas...

Hoje, o post é sobre portas e sobre o primeiro erro da minha reforma, afinal nem tudo são flores...
Portas
Existem diversas lojas especializadas, além da venda nas grandes magazines da construção e em sites, como por exemplo a madeira madeira. A minha escolha foi pela Madel (www.madel.com.br) uma loja forte no segmento, com uma unidade na Rua do Gasômetro, famosa pela concentração de lojas de madeira. Confesso, não rolou uma super pesquisa para a compra das portas,  segui a indicação do pedreiro da reforma do banheiro e como eu já tinha o caminho das pedras, segui a mesma lógica, eu nunca fui na loja, escolhi as portas pelo site e agendei tudo por e-mail, efetuei o deposito e "Plim" as portas chegaram na minha casa. Para isso, você precisa das medidas (largura e altura) e saber se você precisa também dos batentes (borda da porta) e as guarnições (acabamentos que ficam nas paredes), depois fechadura, trincos, trilhos e afins, tudo isso tem um preço e pode variar muito dependendo do material, cor e detalhes.
Você pode ir as compras e escolher a melhor porta para a sua casa, no meu caso optei pela "Porta Camarão" eu gosto delas por conta da beleza e por que elas poupam espaço, já que não precisam abrir para nenhum dos lados e assim ficam como sanfonas. Já tinha uma no banheiro e agora coloquei mais uma (igual) no quarto a diferença e que pintei as duas de branco, para combinar com os rodapés  e o gesso. Para a porta principal, mantive o padrão do prédio ou seja, uma porta lisa sólida (tem que ser sólida para que na hora do corte a porta não espane).
Tudo estaria bem, se não fosse por um detalhe importante, por incrível que pareça, instalar portas, não é missão para qualquer um  e mesmo o meu experiente e cuidadoso pedreiro, não se arrisca na hora de instalar portas, função essa, que precisa ser feita por um profissional e que depende de cerca de 18 ferramentas, isso aí minha gente, 18 ferramentas para deixar a sua porta perfeita, reta, bem instalada.
De todos os blogs e sites que eu leio sobre decoração, nunca vi nada falando sobre os problemas da reforma e erros que podem e com certeza, acontecem. Ontem de todos as pequenas dificuldades dessa missão que está sendo a reforma, aconteceu um erro, que confesso, me deixou bastante chateada. Para transformar essa frustração em uma informação, uma ação positiva, assim  resolvi "desabafar" no blog, afinal nem tudo dá sempre certo e isso também precisa ser dividido.
Tentei agendar com todos os marceneiros indicados, diversos cheios de compromissos e outros não dispostos a atravessar a cidade para a instalação de apenas 1 porta e isso é muito comum preparem-se, então, liguei para todas as marcenarias do meu bairro, até que conseguimos uma disposta a instalar a porta e não foi a mais barata (na minha pesquisa os preços variavam de R$ 130 - R$ 280, as vezes esse valor é maior do que o da própria porta), lá veio o homem, que ficou das 9h00 as 19h00 instalando a porta e seus acessórios (aqui estamos falando da porta da frente), quando cheguei e vi a porta, que decepção ela estava com 2 cm acima do chão, com as fechaduras tortas e pasmem, hoje fui tentar abrir a porta do apartamento e não consegui!!! Meu Deus que desespero, que serviço mal feito e o pior lá se foi um porta. Lições que ficam:
*Controlar a ansiedade e esperar por alguém de confiança;
*Perguntar sobre a experiência e pedir telefone de outros clientes;
*Acompanhar a instalação, se eu estivesse em casa só de olhar o cara manuseando os materiais já perceberia que ele não tinha a habilidade necessária;
*Levar a sério essa mão de obra, porque realmente é muito mais complicado do que parece;
Apenas para dividir o desfecho da história, o meu marido foi na marcenaria reclamou com o dono que mandou alguém olhar o serviço e eles admitiram o erro, vão nos reembolsar a porta e reinstalar sem novos custos. Assim que tivermos a nova porta vou postar fotos aqui.

Porta Camarão do Quarto - Instalada e Pintada!

Porta Lisa Sólida, agora sim bem instalada (falta pintar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário